|
*
Metodologia do Ensino Superior |
60h |
| Professores e Alunos; Ética e Diversidade; Planejamento; Técnicas de Ensino; Aprendizagem Baseada em Projetos e Problemas -PBL; Avaliação Educacional e Institucional. |
|
*
Políticas Públicas Educacionais |
60h |
| A Conceituação e Fundamentação Teórica dos Termos; O Significado de Política; As Políticas Públicas Educacionais; O Contexto das Políticas Públicas no Neoliberalismo; O Processo de Descentralização: Do FUNDEF ao FUNDEB. |
|
*
Educação e Cultura |
60h |
| Exclusão e Inclusão Social; A Escola e seus Sujeitos; Relações Raciais, Condicionantes Socioculturais; Paulo Freire, Movimentos Sociais e Educação Popular; Ética e Cidadania. |
|
*
Processos de Avaliação de Aprendizagem |
60h |
| As Interações em Sala de Aula: O Papel dos Professores e dos Alunos; Interação Professor x Aluno; Interação entre Estudantes; Os Objetivos de Ensino, Os Conteúdos Programáticos as Estratégias de Ensino-Aprendizagem; Missão Docente; Dimensões do Processo Didático e seus Eixos Norteadores; A Docência Universitária e suas Competências. |
|
*
Diversidade e Formação Docente |
60h |
| Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação. O Problema da Diversidade; Cultura e Diversidade; Trabalhando com os Temas Transversais. |
|
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|